Insights

Pedidos dos Afiliados Globais Disparam no Quarto Trimestre

A poeira baixou em 2021, e a indústria de afiliados está ansiosa para o próximo ano. Certamente, os últimos anos ensinaram a indústria a se preparar para qualquer coisa. Seja uma mudança comportamental para o comércio de conteúdo ou o ressurgimento de verticais de anunciantes para níveis pré-pandemia.

A poeira baixou em 2021, e a indústria de afiliados está ansiosa para o próximo ano. Certamente, os últimos anos ensinaram a indústria a se preparar para qualquer coisa. Seja uma mudança comportamental para o comércio de conteúdo ou o ressurgimento de verticais de anunciantes para níveis pré-pandemia.

Assim, para apoiar nossos anunciantes e parceiros editores no planejamento para o inesperado, nossos especialistas analisaram nossos dados de rede ao longo de 2021 para descobrir padrões novos e em mudança no comportamento do consumidor.

No Brasil, especificamente, a rede de afiliados da Rakuten Advertising teve crescimento de vendas de 51% no último trimestre de 2021. Analogamente, quando se considera o ano inteiro, os aumentos observados em 2020 continuaram a ocorrer na maioria das áreas. Do mesmo modo, o crescimento das vendas observado foi de 104%. De fato, ele se deveu a uma combinação de aumento de pedidos (45%) e a um ticket médio muito mais altos.

Inegavelmente, nesse cenário, as modalidades que de maior sucesso foram programas de cupons (crescimento de 59%) e de recompensas/loyalty (52%). De fato, entre as verticais, as vendas de utilidades domésticas foram as que mais cresceram (197%). Em seguida, vêm os produtos de luxo (50%), itens automotivos (49%) e vestuário (49%).

Consumidores amam conteúdo

Nesse meio tempo, com pessoas em todo o mundo em confinamento, 2020 viu os afiliados trabalharem com marcas para substituir a falta de experiências “in store”. Em todas as nossas redes globais, 2021 viu essa tendência continuar com a vertical de conteúdo experimentando um crescimento de dois dígitos (que foi triplo na Alemanha, com 131% A/A!).

Essa mudança de comportamento e a demanda por consumo de conteúdo levaram as empresas de mídia e os parceiros de conteúdo a monetizar ainda mais sua oferta. Os afiliados no espaço de conteúdo integraram ferramentas de conteúdo comprável. Elas permitem que os consumidores realizem transações diretamente no ponto de inspiração. Além disso, os influenciadores estão monetizando a atividade de transmissão ao vivo como uma nova maneira de mostrar produtos ou serviços de marcas.

A evolução da vertical de conteúdo significa que os anunciantes podem trabalhar de forma mais estratégica com os parceiros para atender a KPIs específicos. Por exemplo, a aquisição de novos clientes ou a promoção de um produto específico. Assim, foi-se o tempo em que o conteúdo era visto apenas como uma estratégia de branding de funil superior.

Pedidos de afiliados disparam no quarto trimestre

A flexibilidade do canal de afiliados combinada ao modelo de baixo risco e baixo custo permitiu que as marcas reagissem às mudanças do mercado e continuassem impulsionando o desempenho alinhado aos objetivos de suas campanhas. Por esse motivo, o marketing de afiliados assumiu o centro do palco como um canal digital estratégico e novembro de 2021 demonstrou o quão poderoso pode ser.

Na América do Norte, Europa, América Latina e APAC, os pedidos do quarto trimestre de clientes de mesmas lojas superaram os níveis de 2020 e 2019. O crescimento de pedidos a partir de 2019 revela que os consumidores estão, ou melhor, voltaram aos níveis de compra pré-pandemia. E eles estão aumentando suas compras por meio de parceiros afiliados que aprimoram sua experiência, seja por meio de análises de produtos, vouchers ou incentivos à lealdade com cashback.

Analisando com mais profunidade novembro, um mês importante de varejo globalmente, podemos ver como cada rede cresceu:

  • APAC 42%
  • Brasil 48%
  • Canadá 16%
  • França 28%
  • Alemanha 169%
  • Reino Unido 88%
  • Estados Unidos 35%

A força e a flexibilidade do canal de afiliados oferecem aos anunciantes e afiliados uma oportunidade única de se ajustarem a padrões mutáveis ​​e envolverem seus consumidores. Quando o inesperado acontece, os dados do afiliado revelam novos comportamentos, permitindo que as estratégias sejam ajustadas e que campanhas de sucesso sejam entregues.

Para se manter atualizado com insights e estratégias da Rakuten Advertising, assine nosso blog.

 

 

 

 

 

 

Avatar of Rakuten Advertising
Rakuten Advertising

Rakuten Advertising lidera a indústria na entrega de soluções de publicidade orientadas para o desempenho que ajudam as principais marcas do mundo a se conectarem com públicos únicos e altamente engajados - desde a primeira impressão até a venda final.