Reengajando os consumidores com o marketing de afiliados
Para muitas marcas, reengajar a base de clientes inativos é tido como prioridade dentre as estratégias de marketing. Metodologias como programas de fidelidade e recompensas para incentivar a compra são normalmente aplicadas para recuperação de base, além de e-mails de remarketing e propagandas.
Para muitas marcas, reengajar a base de clientes inativos é tido como prioridade dentre as estratégias de marketing. Metodologias como programas de fidelidade e recompensas para incentivar a compra são normalmente aplicadas para recuperação de base, além de e-mails de remarketing e propagandas. Ainda que certas estratégias sejam efetivas e devam continuar a ter espaço nas campanhas de marketing voltadas ao consumidor final, existem ferramentas adicionais que podem ser de grande ajuda no processo de alcance, engajamento e até mesmo conversão de antigos consumidores.
Introduzir novas estratégias de comissionamento para publishers de serviços financeiros, a exemplo de opções de parcelamento e pagamento após o recebimento, permite às marcas desenvolverem uma colaboração de benefício mútuo com seus parceiros afiliados para atingir suas metas de clientes recorrentes. Esses parceiros afiliados também podem oferecer suporte a estratégias mais amplas de aquisição de público, seja voltando a engajar com consumidores inativos, adquirindo novos ou alcançando compradores da geração Y e Z.
Confira como:
Estratégias de Comissionamento
As estratégias de comissionamento, como o comissionamento dinâmico, permitem que os anunciantes alinhem objetivos de negócios e KPIs com um programa de afiliados de marcas. Para aqueles encarregados de reter clientes e gerar compras repetidas, o Dynamic Commissioning permite que eles ofereçam uma comissão mais alta pelas conversões que geram.
Oferecendo uma comissão mais alta aos afiliados que geram compras repetidas de usuários (ou novos clientes, se esse for seu objetivo), as marcas incentivam seus parceiros a trabalharem em conjunto para alcançar seus KPIs. Fora da execução de campanhas específicas, o aumento na comissão comunica o objetivo da marca aos seus afiliados de cauda longa e permite que eles adequem as comunicações de acordo com o seu público.
Compre-Agora-Pague-Depois
Os afiliados “compre agora e pague depois” (ou BNPL, sigla em inglês para Buy-now-pay-later) recentemente apresentaram um crescimento exponencial. Hoje esse modelo caminha para uma evolução que, até 2024, irá corresponder a 4,2% de todos os pagamentos globais de comércio eletrônico.
O sucesso das soluções BNPL se deve em parte à sua capacidade de atrair consumidores mais jovens, especialmente da geração Z. Tendo visto seus pais passarem pela crise financeira global de 2008, a geração Z está determinada a não cometer os mesmos erros. Como resultado, eles evitam cartões de crédito e são atraídos por opções sem juros, como o BNPL.
Além de ser um provedor de pagamentos, os parceiros BNPL oferecem às marcas oportunidades de marketing adicionais, incluindo conteúdo selecionado, recursos de newsletter, pesquisa de marca e programas de fidelidade. Além disso, o BNPL pode apoiar uma campanha de reengajamento do consumidor sem que as marcas precisem depender muito de descontos ou promoções.
Os afiliados da BNPL oferecem aos consumidores um diretório de compras com curadoria que permite que as pessoas paguem pelos produtos em parcelas, visando uma estratégia de preço total. Para marcas com maior valor de cesta, como as de luxo ou viagens, dar aos consumidores a opção de comprar um produto e pagar em até quatro vezes é uma oportunidade que elas não podem ignorar.
Ofertas vinculadas a cartões
Antes da pandemia, as ofertas vinculadas a cartões (CLO – Card Linked Offers) eram uma das principais estratégias de O2O (Online to Offline )para profissionais de marketing de afiliados, e com razão. A própria natureza dos afiliados de CLO significa que as marcas podem rastrear as compras, independentemente de onde uma pessoa as faça.
Mas como isso é feito? A resposta é realmente bem simples. Os consumidores sincronizam seu cartão de débito ou crédito com um programa de fidelidade. Dessa forma, promoções e descontos são recebidos automaticamente por meio de afiliados CLO. Agora, mais do que nunca, as marcas estão começando a reconhecer o valor que os parceiros CLO fornecem para melhorar a retenção de clientes e manter os consumidores engajados e propensos à conversão contínua.
Bancos e cartões de crédito acumulam uma grande quantidade de dados de consumidores únicos. Por meio do CLO, os compradores são direcionados a uma base considerando compras anteriores, oferecendo ofertas de marcas que eles podem ter se esquecido de que já consumiram.
Ao se apoiar em afiliados financeiros e empregar estratégias de comissionamento para trabalhar com um portfólio mais amplo de parceiros, as marcas podem reengajar clientes inativos e gerar compras repetidas por meio do canal de marketing de afiliados.
Para saber mais sobre como você pode reengajar a base de clientes inativos, acesse rakutenadvertising.com e fale com um especialista.