Audience Engine: simplificando a personalização e a segmentação
Recentemente, conversamos com Kyle Fish, gerente de produto da Rakuten Advertising, para saber um pouco sobre o mais recente trabalho de sua equipe para revolucionar o setor, o Audience Engine (ou mecanismo de audiência).
Com ampla experiência em marketing de afiliados, Fish (como é conhecido por seus colegas) não apenas observou a evolução do setor, mas também fez parte de alguns dos maiores lançamentos de produtos para afiliados durante seus oito anos na Rakuten Advertising. Fish é apaixonado por garantir que nossos clientes e afiliados possam ficar à frente e ter acesso às ferramentas e tecnologias que oferecem desempenho superior.
Olá, Fish! Obrigado por conversar conosco hoje. Pode nos contar de forma breve o que é Audience Engine?
F: O Audience Engine é uma tecnologia de comissionamento exclusiva que torna possível e mais acessível a segmentação e a personalização do público por meio do canal de afiliados. O objetivo é permitir que os afiliados cobrem taxas de comissão diferentes para os públicos que possuem.
Queremos que os afiliados continuem personalizando mensagens publicitárias e alcançando diferentes tipos de consumidores por meio de seus sites. Se um público é mais valioso, digamos compradores com AOV (average order value, ou ticket médio por encomenda) mais alto ou usuários do TikTok, queremos que os afiliados possam marcá-los adequadamente e receber comissões pagas pelo valor incremental que geram quando um membro desse segmento rende uma conversão.
Como exatamente isso funciona?
F: O processo é bem parecido com o funcionamento dos afiliados hoje. A jornada começa com o publisher e os anunciantes decidindo juntos sobre uma campanha e uma estratégia de segmentação. Ambas as partes concordam com regras específicas de comissão para os grupos-alvo com base na oferta do publisher.
Isso pode ser feito por e-mail marketing, disparado para um segmento específico do banco de dados do publisher, direcionando a exposição da mídia para compradores com alto ticket médio; para compradores de beleza que o publisher já conhece bem; ou até mesmo postando ofertas em seu perfil no Instagram.
Então, no momento do clique, o publisher passará o atributo pré-definido mais apropriado, visando mapear a oferta do anunciante de acordo com as regras de comissão acordadas.
O Audience Engine entra em ação quando o publisher (por meio do atributo definido) informa à plataforma de afiliados que um grupo de consumidores específico foi impactado ou uma mensagem personalizada foi enviada a um usuário específico.
Muito interessante. Isso afetará a experiência do cliente?
F: Fora de uma experiência de site mais personalizada e relevante, os consumidores podem não experimentar nada diferente, e esse é o ponto! Dependendo do site do publisher, o consumidor pode receber qualquer tipo de personalização – oferta promocional, taxa de cashback, categoria de produto ou marca. Cabe aos publishers definirem como desejam comercializar para seus consumidores, e os consumidores verão o que eles querem mostrar.
A segmentação de público não é nova. O que diferencia o Audience Engine de outras soluções?
F: Quando se trata de segmentação, a maioria das pessoas pensa no espaço de exibição ou pesquisa baseado em sistemas SSP ou DSP, cookies de terceiros e tecnologias de rastreamento entre sites. Nesse caso, o publisher não necessariamente interfere nos anúncios exibidos. Em vez disso, o canal é preenchido programaticamente.
O Audience Engine, contudo, é o verdadeiro marketing de afiliados. Ele não apenas paga na conversão, mas também oferece aos publishers a capacidade de usar seus sites e canais exclusivos para colocar em prática a personalização, como fariam em um verdadeiro modelo de afiliado, enquanto são pagos pelo aumento nas conversões geradas.
Os publishers e seus públicos têm um valor imenso. Ser capaz de alcançar e direcionar compradores por meio de parceiros confiáveis com a mensagem certa é extremamente importante e algo pelo qual os anunciantes estão dispostos a pagar. Com o Audience Engine, os publishers podem vender audiências e canais específicos com maior frequência.
Há um problema da indústria que estamos resolvendo aqui?
F: O Audience Engine está resolvendo a necessidade de personalização em nosso canal. A personalização existe em outros canais desde o início – e é nisso que todas as campanhas segmentadas são baseadas. Mas o marketing de afiliados nunca realmente teve isso. Nossos afiliados têm públicos altamente valiosos e engajados que visitam seus sites, mas não têm necessariamente uma maneira fácil de monetizá-los por meio do canal de afiliados. Isso tinha que ser feito manualmente.
Portanto, o maior valor adicionado e o problema que estamos resolvendo é permitir que anunciantes e publishers façam a segmentação que sempre desejaram por meio do modelo de afiliado e de maneira segura em termos de privacidade. A tecnologia do Audience Engine não é um grande avanço em termos de uma nova plataforma, rastreamento ou integração – pois nós já estávamos fazendo essas coisas.
Além disso, o Audience Engine permite que os publishers utilizem seus dados de terceiros ou as informações que os anunciantes possuem (via CRM) para atingir os consumidores. O Audience Engine não depende de cookies de terceiros ou rastreamento entre sites para personalizar mensagens. E isso é uma grande parte do objetivo. Queremos utilizar nosso rastreamento para afiliados server-to-server e proprietário e permitir que os publishers executem a personalização em seus sites sem exigir o uso de tecnologias de terceiros que podem se tornar obsoletas em breve.
Parece que o Audience Engine ajuda os publishers a fazerem mais. Você pode falar sobre isso?
F: O afiliado é quase exclusivamente impulsionado pelos dados de conversão do anunciante. Os anunciantes relatam transações e nós pagamos com base nisso. O Audience Engine adiciona esse modelo incorporando atributos para publishers que são comissionados. É o primeiro modelo desse tipo. Estamos dando aos publishers a capacidade de vender o que é mais valioso para o anunciante. Alguns publishers estão fazendo isso hoje por meio de pagamentos de bônus, mas esse é um processo complicado e extremamente manual. Queremos apoiar o que nossos publishers fazem, dando-lhes acesso para executar a personalização de maneira simples e eficiente por meio do modelo de afiliado.
Por último, mas certamente não menos importante, o Audience Engine revolucionará o mercado de afiliados?
F: Sim! Os recursos do Audience Engine se tornarão comuns no segmento de afiliados e não há motivo para que isso não se torne uma prática padrão. Os anunciantes desejam executar campanhas personalizadas e direcionadas ao público de alguma forma. E quase todos os publishers querem oferecer isso. O que estamos falando com o Audience Engine é que os publishers são comissionados de forma diferente com base nos diferentes públicos que eles convertem.
O Audience Engine revolucionará o marketing de afiliados, pois anunciantes e publishers trabalham mais de perto nas campanhas que executam. Não será tão simples quanto pegar um link e postar em seu site (isso sempre existirá dentro do canal), mas com o Audience Engine, isso será muito mais profundo.
Pronto para aproveitar o Audience Engine? Visite https://rakutenadvertising.com/pt-br/contato/ para falar com um especialista.