Notícias

Como o uso de tracking para dispositivos móveis pode impulsionar o marketing de afiliados

Texto traduzido e adaptado do original Implement Mobile In-App Tracking to Get More Out of Your Affiliate Program, de Matt Lindner

Com o aumento crescente do número de dispositivos móveis pelo mundo, os anunciantes tem cada vez mais colocado seus esforços em campanhas específicas para este tipo de tecnologia. Segundo dados do eMarketer, o investimento para alcançar compradores que utilizam tablets e smartphones será cerca de oito vezes maior em comparação aos usuários de computadores, até o ano de 2023.

Parte deste crescimento pode ser explicado pelo fato de que a maioria das pesquisas para a realização de qualquer tipo de compra começa justamente por meio destes dispositivos. Portanto, mais do que nunca tanto anunciantes como afiliados de uma rede precisam entender melhor o papel do mobile na jornada de compra do consumidor.

No Brasil, são 234 milhões de smartphones ativos, segundo a 31ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Ainda de acordo com levantamento – divulgado em junho deste ano – se adicionarmos notebooks e tablets na conta, o número salta para 342 milhões de dispositivos portáteis, ou seja, 1,6 por habitante. Sendo assim, com o tráfego voltado para o mobile, os profissionais do marketing de afiliados estão buscando diferentes soluções e estratégias para gerar melhor impacto e mais assertividade na conversão.

Uma das formas mais eficazes de compreensão sobre o papel dos dispositivos móveis na jornada online de compra dos consumidores acontece por meio da ativação de tracking no aplicativo.

 

O que é tracking de aplicativo para dispositivos móveis?

O tracking para aplicativos de dispositivos móveis permite que os anunciantes rastreiem as conversões que ocorrem em um aplicativo móvel, permitindo que eles estendam suas campanhas e tenham uma visão mais clara do programa geral de afiliados.

Por exemplo: é possível compreender por meio de qual afiliado, qual perfil de cliente foi redirecionado e baixou o aplicativo de um anunciante.

 

Como posso implementar?

Os anunciantes podem usar um dos sete diferentes kits de desenvolvimento de software (SDKs) –  com os quais a Rakuten Advertising trabalha –  para criar links exclusivos que geram downloads e compras por meio de um aplicativo. Cada clique no seu link exclusivo é gravado nos servidores da rede de afiliados da Rakuten Advertising e o aplicativo baixado notifica a rede de quaisquer eventos comissionáveis ​​realizados, quando um usuário faz um clique que o leva até seu app. Falamos mais sobre essa solução de SDK exclusivo neste post.

 

Qual a diferença de quem compra em dispositivos móveis?

Os consumidores que fazem download do aplicativo de uma loja ou marca em seus dispositivos móveis tendem a se envolver mais com elas. As pessoas que compram no app costumam visualizar mais de quatro vezes os produtos do que em uma experiência na web para dispositivos móveis. Novos usuários de aplicativo também têm duas vezes mais chances de retornar do que aqueles que visitam um site na versão mobile.

Para os afiliados, a principal vantagem está no comissionamento gerado a cada tráfego direcionado ou na conversão para o aplicativo móvel de um anunciante, por meio de sua influência. Para o anunciante, a garantia de mais engajamento e permanência do usuário em seu ambiente virtual.

Quer investir em um SDK exclusivo para sua marca? Venha conhecer esta e outras soluções clicando aqui.

Deseja ser um afiliado? Junte-se a nossa rede, uma das maiores do mundo e venha mostrar o seu talento com o marketing de performance!

Avatar of Rakuten Advertising
Rakuten Advertising

Rakuten Advertising lidera a indústria na entrega de soluções de publicidade orientadas para o desempenho que ajudam as principais marcas do mundo a se conectarem com públicos únicos e altamente engajados - desde a primeira impressão até a venda final.