Estratégias de Marketing

Como aproveitar o comissionamento multi-touch para identificar e recompensar publishers de topo de funil

Compreender a jornada do consumidor no ambiente online na atualidade é uma tarefa complexa. Com a presença cada vez mais forte dos influenciadores digitais e com grandes agências de mídia tornando-se publishers em redes de afiliados, as parcerias de topo de funil  pressionam o mercado a pensar além da atribuição do último clique.

Compreender a jornada do consumidor no ambiente online na atualidade é uma tarefa complexa. Com a presença cada vez mais forte dos influenciadores digitais e com grandes agências de mídia tornando-se publishers em redes de afiliados, as parcerias de topo de funil  pressionam o mercado a pensar além da atribuição do último clique.

A tecnologia da Rakuten Advertising oferece às marcas a flexibilidade de rastrear e recompensar os publishers que atuam em estratégias de brand awareness e ações de topo do funil de vendas.

Por isso, para ajudar a mensurar e incentivar aqueles publishers que aparecem mais cedo na jornada de clique, as marcas podem criar uma oferta de comissão multi-touch por meio do dashboard dos anunciantes.

Descubra os principais publishers de topo de funil

A primeira etapa é determinar quais publishers do seu programa estão direcionando o tráfego superior do funil de vendas.

Para fazer isso, comece adicionando uma comissão de primeiro clique de 0% à Oferta base do programa. Por que 0%? Para que você possa usar sua oferta de base para coletar dados e posteriormente criar ofertas privadas aos que tiverem melhor desempenho.

Isto permite que os anunciantes gerenciem seu orçamento com mais eficiência, familiarizando-os com o conceito de comissões de primeiro clique. Depois de três a quatro semanas, você deve ter dados suficientes para determinar para quais publishers oferecerá uma comissão de primeiro clique.

Para revisar os dados, você pode usar o Relatório de Comissionamento Multi-Touch. Ele permite que você veja as comissões por publisher e em qual posição o clique vindo de cada um deles possui na jornada de conversão.

Sugestões de estratégia

Depois de revisar os dados do clique, você pode usá-lo para mudar as comissões do último clique para o primeiro clique, conforme ele se alinha a sua estratégia de aquisição de clientes. Em outras palavras, você pode recompensar os publishers com base na contribuição deles para moverem os compradores em potencial pelas diversas etapas do funil – de acordo com o seu objetivo.

Se você é um anunciante que se concentra nos publishers de conteúdo, considere implementar o comissionamento multi-touch, pois isso pode fornecer alguma vantagem ao negociar o percentual do comissionamento. Isto pode ser atraente para influenciadores e blogueiros, pois criará um potencial de ganho de receita a longo prazo.

Já como publisher, você sempre deve considerar uma comissão de primeiro clique em troca de um percentual fixo, especialmente em conteúdos como newsletters e listas com sugestões de presentes, pois são canais de descoberta populares para os compradores.

É como diz máxima do mercado: “marketing de afiliados tem tudo a ver com relacionamento”. E não existem dois relacionamentos iguais, cada um é único. Por este motivo, oferecemos diferentes ferramentas para lidar com relacionamentos específicos e ajudar a alinhar as metas do anunciante com os modelos de negócios dos publishers.

A Rakuten Advertising é referência quando o assunto são soluções desenvolvidas para o marketing de performance. Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como você pode aproveitar melhor seu programa de afiliados

Avatar of Rakuten Advertising
Rakuten Advertising

Rakuten Advertising lidera a indústria na entrega de soluções de publicidade orientadas para o desempenho que ajudam as principais marcas do mundo a se conectarem com públicos únicos e altamente engajados - desde a primeira impressão até a venda final.