Estratégias de Marketing

Benefícios de uma estratégia de afiliados O2O

As estratégias O2O (O to O - Online para offline) vêm ganhando rápida expansão na indústria de marketing de afiliados nos últimos anos. Muitas pessoas acreditam que esta tendência esteja em declínio devido ao isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, mas ela continua tendo grande relevância para os negócios.

Tradução e adaptação do texto original The Benefits of on O2O Affiliate Strategy

As estratégias O2O (O to O – Online para offline) vêm ganhando rápida expansão na indústria de marketing de afiliados nos últimos anos. Muitas pessoas acreditam que esta tendência esteja em declínio devido ao isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, mas ela continua tendo grande relevância para os negócios.

À medida que o último trimestre do ano se aproxima – período que concentrará o pico de vendas de 2020 – e a flexibilização da abertura do comércio já entra em diferentes estágios pelo mundo, os varejistas devem começar a explorar as estratégias O2O novamente. Segundo o estudo global da Rakuten Advertising, 57% dos consumidores pretendem comprar tanto na loja física como no online durante este período, o que exigirá das marcas uma atuação voltada para estes dois tipos de experiências.

O que é uma estratégia O2O e como ela funciona

A tecnologia O2O permite que os varejistas tracem estratégias de vendas por meio da integração de dados entre as suas operações online e offline. Com os avanços em tecnologia e por meio de novas ferramentas, é possível conectar as marcas e consumidores e desenhar a melhor ativação de compra. Um exemplo são as ofertas de Cardlinked, marketing vinculado ao cartão de crédito ou débito que tem ganhado força nos últimos tempos.

As ofertas de Cardlinked empregam uma tecnologia de vinculação do cartão que permite aos afiliados aproveitar os dados bancários para recompensar os clientes com base em seu histórico de transações, em vez de usar o tracking baseado em cookies. Essa forma permite que os afiliados forneçam cashback ou alguma outra vantagem com base nas transações realizadas pelo cartão.

Além disso, os afiliados podem segmentar com precisão os clientes com base em seu comportamento de compra, fornecer ofertas promocionais aos consumidores e direcionar o tráfego de pessoas para a loja física de um varejista.

Por que implementar uma estratégia O2O                

Conecte a experiência do consumidor: embora 2020 tenha mudado radicalmente a maneira como as pessoas têm realizado as suas compras, ainda há muitas pessoas (57% no mundo todo) que buscam a loja física. Independentemente de como, sabemos que os consumidor sempre buscam pelas melhores ofertas e negócios. Portanto, permitir que aqueles que preferem a experiência da compra física tenham acesso as mesmas promoções ou incentivos de cahsback como se estivessem comprando online incentiva a busca por determinado varejista.

Fidelidade à marca: as expectativas dos consumidores estão mudando e eles esperam por promoções e descontos, além de serem recompensados ​​por sua fidelidade a uma marca. 49% dos consumidores globais são mais influenciados a realizar uma compra com a possibilidade de ter algum tipo de reembolso. Para impulsionar a fidelidade à marca, independentemente da plataforma que a pessoas desejam adquirir o seu produto, os varejistas podem aproveitar a tecnologia O2O e as ofertas vinculadas a cartões para permitir o reembolso tanto na loja física como no online.

Mensuração: um dos muitos benefícios do marketing de afiliados é que tudo é mensurável. Agora imagine aplicar isto às compras na loja física. As estratégias O2O dão esta possibilidade para as marcas varejistas uma vez que aproveitam as campanhas de marketing digital e conseguem mensurá-las em relação às vendas no ambiente físico, permitindo que os varejistas façam relatórios com base em uma visão mais abrangente da campanha. Estrategicamente, elas constroem uma jornada do usuário mais ampla que permite testar diferentes incentivos com base nos objetivos da marca.

Insights exclusivos: muitos varejistas ainda enxergam as operações de vendas online e offline como concorrentes e não complementares para suas marcas. Em vez disso, eles deveriam usar os dados e percepções de um para alimentar e construir estratégia para o outro. Ao empregar o modelo O2O, eles podem aproveitar os dados de geolocalização para criar campanhas de remarketing com base na atividade da loja física. Além disso, os dados transacionais disponíveis por meio de cardlinking fornecem uma visão demográfica do cliente, incluindo perfil de idade e gênero, variações regionais, entre outras informações. Esses insights exclusivos permitem direcionar melhor os consumidores e ajudam a criar ofertas e promoções atraentes.

Oportunidade

À medida que último trimestre se aproxima, o desenvolvimento de estratégias que impulsionem as vendas O2O será uma prioridade para as marcas do varejo. Quem investir nisto, certamente estará mais preparado para o período mais movimentado do ano. Para saber como a Rakuten Advertising pode ajudar sua marca a alavancar parcerias O2O, entre em contato com nossos representantes, acessando https://rakutenadvertising.com/pt-br/anunciantes/.

Avatar of Rakuten Advertising
Rakuten Advertising

Rakuten Advertising lidera a indústria na entrega de soluções de publicidade orientadas para o desempenho que ajudam as principais marcas do mundo a se conectarem com públicos únicos e altamente engajados - desde a primeira impressão até a venda final.