Insights

Conheça os modelos de afiliados que estarão em alta em 2021

Ao longo de 2020, afiliados e marcas tiveram que se adaptar às constantes mudanças do comportamento do consumidor, à medida que o mundo entrava e saía do lockdown. Para compensar as vendas perdidas durante o período mais rígido de isolamento social e o consequente fechamento do varejo físico, as marcas procuraram a afiliação na busca por formas inovadoras de manter uma experiência positiva aos consumidores.

Ao longo de 2020, afiliados e marcas tiveram que se adaptar às constantes mudanças do comportamento do consumidor, à medida que o mundo entrava e saía do lockdown. Para compensar as vendas perdidas durante o período mais rígido de isolamento social e o consequente fechamento do varejo físico, as marcas procuraram a afiliação na busca por formas inovadoras de manter uma experiência positiva aos consumidores. Estes, por sua vez, procuraram inspiração para produtos e ficaram mais abertos para descobrir novas marcas em meio de novas fontes.

Outra mudança percebida entre os consumidores é que eles priorizaram marcas que mostraram empatia pela situação de vulnerabilidade social gerada pela Covid-19, em todo o globo. Se no final do ano passado, o setor de afiliados estava pronto para mudanças e inovações, em 2020, os desafios apresentados pela pandemia aceleraram ainda mais a transformação digital. Entre os protagonistas destas mudanças está o mercado de afiliação, que se adaptou rapidamente às datas comerciais e promocionais, gerando oportunidades para ajudar marcas e consumidores a se conectarem, fornecendo maneiras inovadoras de criar ótimas experiências de consumo.

À medida que avançarmos em 2021, os afiliados continuarão a impulsionar a inovação. Aqui, falamos um pouco mais sobre os modelos de afiliados inovadores que deverão ser destaque no ano que vem:

Vouchers de desconto via assistentes de voz

Os assistentes de voz estão em alta há algum tempo, e com mais pessoas em home office ou mesmo passando mais tempo em casa por razões sanitárias, os assistentes domiciliares, como Alexa ou Google Home, têm ganhado cada dia mais popularidade. Um dos afiliados da rede Rakuten Advertising que tem ajudado a otimizar o crescimento destes assistentes é a Uniqodo. Com tecnologia que se integra aos assistentes de voz como Alexa ou Google, ela fornece códigos de voucher para os consumidores no momento da compra. A habilitação é simples: basta o usuário pedir um ‘voucher para a marca x’ ao assistente de voz, que imediatamente a inteligência artificial lê um código de desconto ao comprador.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma questão que está se tornando cada vez mais importante para os consumidores. Uma pesquisa realizada no Reino Unido apontou que 70% dos consumidores disseram que estariam dispostos a pagar mais por produtos e serviços sustentáveis, e que 40% estão mais preocupados com as questões ambientais em um mundo pós-COVID19. No Brasil, pesquisa realizada pelo Instituto Akatu e a GlobeScan no ano passado revelou que que 49% dos entrevistados brasileiros estão tentando melhorar a saúde e o bem-estar, e 41% deles desejam reduzir o seu impacto negativo no meio ambiente. Afiliados e marcas que estiverem atentos a esta temática serão vistos de forma mais positiva pelos consumidores, que, consequentemente, ficarão mais abertos à conversão.

Avanços de tecnologia de tracking

Embora este modelo não seja necessariamente novo, os avanços de tecnologia de tracking digital continuarão a ter um grande destaque no mercado de afiliados. Este tipo de tecnologia permite que as marcas façam parcerias e otimizem campanhas rapidamente com os afiliados que priorizem conteúdos voltados para dispositivos móveis ou que ofereçam oportunidades vinculadas a cartões, para uma melhor experiência de compra ao consumidor. Com as devidas adaptações à LGPD, o tracking será primordial para maior conversão em vendas dos afiliados em 2021.

Deseja fazer parceria com nossa rede de afiliados? Acesse https://rakutenadvertising.com/pt-br/anunciantes/

Avatar of Rakuten Advertising
Rakuten Advertising

Rakuten Advertising lidera a indústria na entrega de soluções de publicidade orientadas para o desempenho que ajudam as principais marcas do mundo a se conectarem com públicos únicos e altamente engajados - desde a primeira impressão até a venda final.